Sala 3-5 anos



VIAGEM DE ESTUDO A GOUVEIA
(BIBLIOTECA VERGILIO FERREIRA E PARQUE ECOLÓGICO)




NA BIBLIOTECA ASSISTIMOS À HORA DO CONTO- "UM LOBO CULTO"; "A GIRAFA MARIA" E "O CASAMENTO DA GATA"
  


     
PUZZLES COM CENAS DAS HISTÓRIAS QUE NOS CONTARAM.

ANTES DE ALMOÇO AINDA HOUVE TEMPO PARA BRINCAR UM BOCADINHO NO PARQUE INFANTIL
QUE FOME...FINALMENTE CHEGOU A HORA DO ALMOÇO/PIQUENIQUE


NO PARQUE ECOLÓGICO


ESTAMOS UM BOCADINHO CANSADOS ...DE TANTA BRINCADEIRA





LANCHE NO PARQUE INFANTIL DE SEIA

       
 NAS RUAS DE GOUVEIA ENCONTRÁMOS UM GRUPO DE CRIANÇAS DE OUTRA ESCOLINHA. PARÁMOS PARA OS CUMPRIMENTAR


                                                   .


QUE GRANDE CAMINHADA...

NO PARQUE INFANTIL DE SEIA, APÓS O LANCHE...









PAPEL MACHÉ...COMO FAZER?


"Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos. "

Na sala de pré escolar 3-5 anos planificámos uma atividade que foi de encontro à técnica acima descrita- papel maché.
Começámos por encher um alguidar com pedaços de jornal rasgado. depois de tudo bem amassado com água e cola branca foram moldadas várias formas de modo a construir taças e taçinhas, bolos e bolinhos e ... até hamburguers fizémos.
Tudo isto para apetrechar o cantinho da cozinha.
Aproveitámos um fim de semana de sol para deixar tudo em cima de uma mesa a secar e, por fim,  foi só pintar com as cores escolhidas.
Foi uma atividade bastante engraçada e que muito agradou as nossas crianças.

rasgar o jornal em pedaços pequenos
utilizar moldes para fazer as nossas taças



ficou tudo a secar em cima de jornais
depois de secas foram retirádos os moldes
pintura

pintura



pintura

depois de pintadas também foram a secar

os Hamburguers


bolinhos de bacalhau
"almoço" no cantinho da cozinha

Educadora Lina Fernandes
......................................................................

SALA SNOEZELEN

(Visita de estudo à A.R.C.I.A.L)


As crianças da sala 3-5 anos da FAAD , visitaram a A.R.C.I.A.L para participar em atividades desenvolvidas tanto no ginásio como na sala snoezelen (sala dos brilhantes como diziam algumas crianças). Foi uma manhã bem divertida. Obrigada às técnicas, especialmente à Dra Carla que tão bem nos recebeu.

Snoezelen é “um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes, deficientes e não deficientes” (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).





















Sala Snoezelen é uma sala multissensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multissensorial estimula os sentidos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, recorrendo apenas às capacidades sensoriais dos indivíduos.






















Este tipo de sala terapêutica proporciona conforto, utilizando estímulos sensoriais como música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas, de forma individual ou conjugada. Proporciona vários benefícios, por exemplo relaxamento, libertação de stress e motivação para a aprendizagem.
Na sala de Snoezelen podemos encontrar: Luzes Psicadélicas, Música, Bola de Espelhos, Lâmpada aromática, Colchão de Água, Almofadas, Colunas Borbulhantes, Piscina de bolas, Mural Táctil, Puffs, Coluna de Ar, Espelho convexo, etc.



                                                        Educadora:Lina Fernandes
________________________________________________

E ...lá continuam as nossas batatinhas a crescer ....









----------------------------------------------------------------------

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A arte infantil acontece , devido a um conjunto de circunstâncias naturais e sociais que se repercutem nas crianças, ao longo do seu desenvolvimento, tanto a nivel motor como cognitivo.










O Desenho infantil, como forma de expressão e comunicação, é um conceito de arte  cuja definição a considera como forma de pensamento e manifestação de estados emocionais /afectivos da criança. 

Os Desenhos da criança partem de impulsos espontâneos que excluem a premeditação , respondem aos imperativos do seu nivel de desenvolvimento e são um importante jogo entre símbolos e imagens.
Os desenhos infantis são considerados signos e esquemas concretos onde a criança procura dar significado . Deste modo, a expressão artística da criança, de modo consciente ou inconsciente, é uma forma de COMUNICAÇÃO, visto que por vezes, transmite uma mensagem, ou seja , aquilo que está a pensar e que pretende dizer .

A Educadora
Lina Fernandes

_____________________________________________________
_____________________________________________________


ATENÇÃO, ATENÇÃO...NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA.


NOTÍCIA Nº 1 - O NOSSO MORANGUEIRO JÁ TEM MORANGOS. DEPOIS DAS FLORES, APARECERAM OS MORANGOS, PRIMEIRO MUITO PEQUENINOS E VERDES E AGORA VERMELHINHOS. DAQUI A UNS DIAS JÁ VÃO PARA A NOSSA BARRIGUINHA ;))

 NOTÍCIA Nº2- AS NOSSAS BATATAS JÁ BROTARAM DA TERRA E APRESENTARAM -SE AOS MENINOS COM IMENSAS FOLHINHAS VERDES...AGORA É SÓ REGAR TODOS OS DIAS E ESPERAR PELAS BATATINHAS. VEJAM AS FOTOS.





___________________________________________


Dia da MÃE/2012

As crianças da sala de pré escolar, como verdadeiros artistas que são, fizeram o retrato da sua LINDA MÃE. aqui ficam alguns exemplos


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Está na altura de ...SEMEAR AS BATATAS :)
 As crianças da sala do pré -escolar (3-5anos)trouxeram , de casa, garrafões vazios para realizar uma experiência. A dita experiencia/surpresa consistia em SEMEAR BATATAS.
A nossa auxiliar (D.Élia) trouxe as batatinhas , que eram , segundo palavras das próprias crianças, muito velhas e já tinham GRELO. Depois das explicações dadas sobre as plantas. foi hora de "meter mãos á obra". Cada menino(a) colocou a sua batata no garrafão e cobriu-a com terra. No final regámos a terra e colocámos os garrafões na rua, mesmo juntinho ao Morangueiro que a Mafalda trouxe para a nossa sala e que por sinal já está em flor. Aqui ficam as fotos da nossas experiências.

Nota:
O Objetivo de usarmos os garrafões é que são transparentes e assim poderemos visualizar o aparecimento e crescimento das batatinhas mesmo debaixo da terra.

registo(desenho) da atividade


 








O nosso morangueiro já está em flor...e nós esperamos pelos moranguinhos.

.........................................................................................................
A sala dos 3-5 anos deseja-lhe uma Páscoa muuuuiiiiitttttoooooo DOCINHA.

------------------------------------------------------------------------------
As nossas aventuras no HOSPITAL DAS BRINCADEIRAS
O hospital da F.A.A.D recebeu , na manhã de quinta-feira, dia 5 de Abril,o grupo de pré escolar (3-5 anos). Minutos antes, na sala, foram formados pares(casais). Cada menina trouxe de casa um boneco(a) que supostamente seria o filho(a)que estava doente.Quando chegámos ao Hospital dirigimo-nos ao balcão de atendimento onde, de forma muito simpática ,fomos atendidos pelas senhoras.  o primeiro exame a ser realizado foi um T.A.C ( agradecemos a disponibilidade do Dr. António), seguiu-se depois a colheita de sangue na sala 14 e daqui os bebés sairam com um penso , ora na pernita ora no braço. ( obrigado á Dra Isabel). Na sala 5 fizemos um RX , foi muito engraçado ver as radiografias dos pulmões da Matilde e da cabeça(cranio) do Gonçalo(também agradecemos a disponibilidade do Dr. João).
Por último, fomos à Sala dos electrocardiogramas para ver como estava o coração dos nossos Filhotes(bonecos). Segundo a técnica estava tudo bem(muito obrigado á Dra Severina ).
Depois desta brincadeira, estamos certos de que os médicos e enfermeiros irão ser encarados como AMIGOS e que não há motivo para ter medo das BATAS BRANCAS.
E como uma imagem vale por mil palavras , aqui ficam algumas fotos que testemunham o quanto a nossa manhã foi divertida.
                                                                                                                                                                                        Educadora Lina Fernandes

























_________________________________________________________________


HAVIA UMA VAQUINHA CHAMADA VITÓRIA, APARECEU A VAQUINHA, COMEÇOU A HISTÓRIA....vejam como o nosso cantinho das histórias ficou alegre e confortável. cada criança trouxe uma almofadinha de casa e a carpete e tapete foram oferta da "GUIPOR- tapeçarias".




.........................................................................

As crianças do pré escolar comemoraram o dia da floresta plantando uma árvore.






A CRIANÇA QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA...MITOS E REALIDADES

As línguas que são escritas da esquerda para a direita, como o Português, são mais difíceis de escrever com a mão esquerda - Um dextro escreve para longe do seu corpo e arrasta o lápis, enquanto um esquerdino tem de escrever para perto do seu corpo e de empurrar o lápis
Se a uma criança esquerdina for apenas permitido que escreva com a mão esquerda mas não for ensinada a como escrever, a criança pode desenvolver um modo de escrever desnecessariamente desconfortável, ineficaz, lento e confuso que será uma tribulação para toda a vida. Por isso, é especialmente importante para os pais e professores compreender como devem ensinar crianças esquerdinas a escrever correctamente.


Os factores mais importantes são: a posição do papel em que se escreve, a posição do braço e pulso e a preensão do instrumento de escrita.

O modo de escrever «em forma de gancho» que se observa com frequência em esquerdinos resulta da falta de treino adequado. Os esquerdinos adoptam esta postura, porque estão a tentar ver o que estão a escrever e não querem sujar,com a ua mão, o que acabaram de escrever , enquanto conferem uma inclinação para a direita às suas letras. Ambos os problemas são mellhor resolvidos pelo posicionamento do papel e pela preensão do lápis
(Referências: Clark 1959:7; Szeligo et al. 2000).



































Posição do Papel

ara uma criança esquerdina, o papel deveria ser colocado para a esquerda da linha média do seu corpo e inclinado de modo a que o canto superior direito do papel esteja mais próximo da criança do que o canto inferior esquerdo. O papel é colocado de modo a que a mão da criança esteja para a esquerda e afastada do corpo, no início da linha de escrita, e termine a linha com a mão mais próxima do corpo e em frente a ele ou ligeiramente para a esquerda da sua linha média. O ângulo a que o papel está inclinado varia de acordo com cada criança - o que é importante que a criança recorde é que deve manter o braço perpendicular à extremidade da página . O pulso deverá estar direito (não curvado) e a mão usada para escrever deverá estar abaixo da linha de escrita.



As crianças esquerdinas devem recordar três coisas quando estão a aprender a escrever:
A agarrar o lápis ~ 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta
A inclinar o papel de modo a que o braço faça um ângulo recto com a sua extremidade (e a que o canto superior direito da página esteja próximo de quem escreve),
A escrever com a mão abaixo da linha de escrita e com o pulso direito.


Uma vez que o ato de escrever envolve todo o braço, inclinar o papel confere à criança a posição mais eficiente e confortável para o pulso, cotovelo e ombro. Alguns professores acham que é útil deixar a criança esquerdina começar a escrever ou praticar a escrita num quadro de giz montado numa parede (ou no chão, usando um pau num solo mole e liso). Isto permite que a criança mova todo o braço livremente, mantenha o pulso direito e não se preocupe com ver ou sujar a sua escrita, facilitando à criança a sua concentração na aprendizagem das formas das figuras (Referências: Gardner1945;Clark1959).


Preensão do Lápis / Caneta
As pessoas que escrevem com a mão esquerda precisam de agarrar o instrumento de escrita a uma distância suficiente da ponta que lhes permita ver o que está a ser escrito e também a não sujar o que acabou de ser escrito. Professores e investigadores recomendam que a criança agarre o lápis entre 2.5 cm e 3.8 cm a partir da ponta (Referências: Gardner 1945; Cole 1955; Clark 1959).Se uma criança tem tendência para agarrar o instrumento de escrita demasiado junto da ponta, deve-se fazer uma marca no lápis na distância correcta, para lembrar ao aluno onde deve agarrar o lápis. O pulso deve estar bastante direito e não marcadamente curvado. Um problema comum a todas as crianças que começam a escrever é o aperto demasiado firme do lápis, o que torna a escrita tensa e cansativa.
A prática frequente e a permissão da escrita de letras grandes também ajudam as crianças a relaxar a sua preensão. A criança tenderá naturalmente a reduzir o tamanho da escrita à medida que atinge um melhor controlo motor (Clark 1959).



Educadora: Lina Fernandes


.........................................................................................................................................
2011-2012


A IMPORTANCIA DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



"A natação proporciona ,ás crianças, benefícios físicos, orgânicos, sociais, terapêuticos e
recreativos, melhora a adaptação na água, aprimorando a coordenação motora, noções de
espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto-salvamento, aumento da
resistência cárdio-respiratória e muscular. A natação ajuda também a tranqüilizar o sono,
estimular o apetite, melhorar a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias(...)"
(FERREIRA, 2007).



 
"A natação constitui  uma excelente atividade motora, na qual a criança desde a mais
tenra idade experimenta de forma mais natural e espontânea, uma motricidade aquática
dinâmica, essencial à sua evolução e ao  seu progresso desenvolvimentista." (GRISI, 1994).

"(...)Colabora como método preventivo de doenças do aparelho respiratório, na medida em
que aumenta a resistência, com a inalação de ar num ambiente úmido e quente como o da
piscina, torna possível que o ar atinja as vias aéreas inferiores em melhor temperatura,
umidade e limpeza, prevenindo, com isso, uma série de transtornos para os pulmões, como por
exemplo, acumulação de secreções ou irritação da parede brônquica provocada pelo ar frio."
(FERNANDES, 2007).

































"A criança, através de exercícios no meio líquido, respeitando seu desenvolvimento
maturacional, neuromotor, fortalecerá a musculatura, colaborará com a lateralidade, equilíbrio,
orientação espacial e coordenação motora ampla. Respeitando sua habilidade motora, a criança libera a  capacidade de se movimentar  e de criar, explorando seu corpo e o espaço à sua volta." (FONSECA, 1995).




Educadora Lina Fernandes



Feliz Ano Novo



Feliz Natal para todas as crianças e famílias
são os votos da equipa da sala 3-5 anos


 Os direitos das crianças




Dia Mundial do Não Fumador- 17 de Novembro

-Poemas elaborados pelas famílias-

Para ti meu caro jovem
Um conselho te vou dar
Mantém a tua firmeza
Não comeces a fumar

O tabaco é um veneno
Que cria em nós dependência
E por vezes vem o pior
A doença e a demência.

Nunca fumes meu amigo
Eu fumo sou infeliz…
Porque este vício malvado
Não me deixa ser feliz.

Estou velho e cansado
Quem me dera libertar
Deste tabaco malvado
Que não consigo deixar.

Se fumar acaba já
E aproveita esta data
Para deixares este vício
Porque o tabaco mata!

Avô materno da Matilde Saraiva
____________________________________

 
Fumar faz mal à saúde
E todos os meninos devem saber
Por isso não o devem fazer
Para saudáveis poderem crescer.

Por cada cigarro fumado
Ficamos com menos saúde
E como ninguém quer estar doente
Não fumar é uma virtude.

Nem tudo o que os outros fazem
É sempre bem feito
Por isso não devemos imitar tudo
Pois pode ser um defeito.

É bonito não se fumar
Os cigarros fazem mal e são caros
Por isso vamos pô-los de lado
Para não sermos deles escravos.

Rita Herdade – Mãe do Bernardo
___________________________________


Se saúde queres ter
O bom pulmão tem que funcionar
Para isso acontecer
Tens de deixar de fumar.

Se mais tempo queres viver
O sistema respiratório tem que bem funcionar
Para ajudares a isso basta deixares de fumar.

Joana Pedro – Mãe da Diana
___________________________________

Quando for maior
Não quero fumar
Posso ficar doente
Tossir e chorar.

Hoje é dia do não fumador
Vamos todos colaborar
Por favor que ninguém fume
Ou não estará a ajudar!

Familiares da Carolina Cruz
__________________


Fumar faz mal
E gasta-se tostão
Faz mal à saúde
E ao coração.

Sofia Casimiro – Mãe da Lara
_______________

Porque gosto da minha saúde
Sou um não fumador
Quero que o meu coração bata
Como um despertador.

Meus dentes branquinhos estão
Por isso digo ao fumar que não
Meus pulmões tão limpos são
Não os sujo com carvão.

Longos anos quero viver
Fumador não quero ser
Quem fuma pede a morte
Mas eu não! Quero ser forte!

Glória Mota – Mãe da Márcio
_____________
Para a saúde poupar
Vou deixar os cigarros
As cigarrilhas e os charutos
E deixar de fumar.

Para não fumar
um cigarro,
O vício
Tenho de deixar.

Para me conservar
Eu não devo
Pegar em cigarros
Porque me estou a prejudicar.

No dia do não fumador
Vou comemorar
Não sentir nenhuma dor
E ter deixado de fumar.

O charuto ou o cigarro,
As cigarrilhas e as beatas
São todas palavras feias
Às quais eu não me agarro.

Sílvia Silva – Mãe do Martim
_______________


No Dia do Não Fumador
É proibido fumar
Se alguém pegar num cigarro
Eu começo logo a ralhar!

Agora não deve fumar
Para a sua vida salvaguardar
Assim terá muitas forças
Para a vida continuar!

No Dia do Não Fumador
Vamos todos participar
Por favor não fume
Ou não estará a colaborar!

Dia 17 de Novembro
O fumador não vai fumar
Vamos todos tentar
Fósforos não desperdiçar!

Mónica Guerra – Mãe da Mafalda
___________

Semana da alimentação


Fizemos bolachinhas e levámos para casa...que delícia!

Conseguimos fazer uma saborosa manteiga que provámos com tostas....humm!
Outono


Educadora Ana Quental
___________________


2010-2011

As Profissões
31 de Maio
No dia Nacional dos Bombeiros visitámos o quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. Foi uma vista muito interessante, aprendemos muito e quem nos acompanhou e mostrou tudo foi o pai da Matilde Garcia, o bombeiro Pedro Garcia e uma bombeira. Começámos por conhecer a central e para que serve, depois vimos as camaratas e o bar. Já no auditório o pai da Matilde G. mostrou-nos os equipamentos que utilizam nas diferentes situações, depois passámos pelos cacifos e vimos onde trocam de roupa. Na rua vimos diferentes ambulâncias e carros dos bombeiros que têm diversos equipamentos e funções. Por fim tivemos um presente, fomos bombeiros por uns minutos e experimentámos manipular uma mangueira e agulheta.






 


 



Obrigada ao Bombeiro Pedro Garcia e à sua colega pela atenção e disponibilidade com que nos receberam.
Educadora Mara Madeira

27 de Maio
A semana terminou com a visita da mãe da Camila, a fisioterapeuta Alexandra. Todos ficaram entusiasmados ao conhecerem os instrumentos de trabalho dos fisioterapeutas e as suas funções, nomeadamente porque puderam experimentá-los. Brincámos um pouco ao faz de conta e algumas meninos tiveram de colocar ligaduras, receber massagens, fazer exercícios com bolas e outros materiais. Foi muito didático e divertido, as fotos comprovam:









Obrigada à fisioterapeuta Alexandra por nos proporcionar este momento.
 Educadora Mara Madeira





23 de Maio de 2011
 Iniciámos esta semana com uma visita á lavandaria e costura da nossa Instituição. A mãe do Eduardo mostrou-nos máquinas de lavar roupa, máquinas de torcer, máquinas de secar roupa, todas enormes, até cabiamos lá dentro. Depois vimos a estufa, uma sala muito quente onde estavam lençois a secar. As senhoras também estavam a passar a ferro com ferros e tábuas como os de nossa casa, mas também tinham uma calandra para passarem peças muito grandes e rapidamente. Em prateleiras identicadas estava a roupa já lavadinha e passada que depois é levada nuns carrinhos e distribuida. Quando é preciso fazer algum arranjo na roupa ou fazer fardas, fatos de carnaval, etc... as senhoras da costura utilizam as máquinas de costura e alguns materiais parecidos com os da fábrica de confecções que visitámos.


 









Obrigada à Mãe do Eduardo por nos ter mostrado tudo e explicado como funciona o serviço
Educadora Mara Madeira


12 de Maio de 2011
 Hoje comemora-se o dia Internacional do Enfermeiro e , como não podia deixar de ser, tivemos a visita de uma enfermeira na nossa sala. A enfermeira Otília, mãe da Beatriz, veio à nossa sala explicar que as enfermeiras não dão só "picas", fazem muitas outras coisas importantes. Primeiro aprendemos que as picas se chamam injecções ou vacinas, depois conhecemos instrumentos de trabalho que utiliza e o mais interessante é que fomos enfermeiros por um dia: "demos injecções", ouvimos os corações, "curámos feridas"e medimos a tensão. Alguns meninos que tinham medo das enfermeiras até perderam o medo, porque a enfermeira foi muito simpática e explicou que as vacinas são muito importantes para prevenir doenças e que se ficarmos doentes será mais doloroso.






Obrigada à enfermeira Otília pela simpatia e disponibilidade com que nos visitou e comunicou com as crianças.
Educadora Mara Madeira

6 de Maio de 2011
Acabámos a semana com mais uma visita, fomos à Florista Jôana. Ficámos encantados com tantas flores, plantas, vasos e tanta cor. A D. Ana, a florista, ensinou-nos o nome das flores e explicou que algumas não têm cheiro porque são flores de estufa, todos podémos cheirar algumas flores, umas mais cheirosas do que outras. Ensinou-nos também a diferença entre flores naturais e artificiais. Ainda vimos as plantas sem flor, os catos e muitos materiais que se podem utilizar para decoração com flores. A D. Ana também nos mostrou como se faz um arranjo de flores. No final tivemos uma óptima surpresa, a florista ofereceu uma flor a cada menino.





Obrigada à florista Ana pela simpatia e disponibilidade com que nos recebeu.

3 de Maio de 2011
Passada a época festiva, continuamos as nossa visitas e descobertas sobre as profissões. Hoje visitámos a rádio Boa Nova. Vimos os microfones e os computadores onde são feitos os programas, conhecemos a Ângela que está na rádio à 20 anos e uma estagiária que está a estudar para mais tarde ser jornalista. Mas o que nós gostámos mais foi de falar para o microfone e depois ouvir a gravação, ficámos mesmo orgulhosos.




Obrigada à Ângela e à Rádio Boa Nova por nos proporcionarem mais um momento divertido de aprendizagem

 Educadora Mara Madeira


A equipa da Sala 3-4 deseja a todas as famílias uma Boa Páscoa




As Profissões
19 de Abril de 2011
A visita de hoje foi ao cabeleireiro Conceição Neves. Adorámos a experiência, porque além de vermos os materiais e instrumentos de trabalho utilizados pelas cabeleireiras e para que servem, tivemos direito a fazer um penteado. Ficámos muito contente e muito vaidosos. No fim da visita ainda fomos presenteados com umas cenouras do coelhinho da Páscoa, cheias de guloseimas. Foi uma manhã em cheio.





















Obrigada à Madrinha e à tia da Íris pela disponibilidade e simpatia como fomos muito bem tratados.

Educadora Mara Madeira
14 de Abril de 2011
Mais uma visita, mais coisas novas para aprender... Hoje visitámos a ESTGOH, onde trabalha a mãe do Ricardo. Vimos a secretária onde trabalha, tirámos senha para ser atendidos, imprimimos e carimbámos os nossos "documentos". Mas como a mãe do Ricardo é muito simpática mostrou-nos também outros serviços e profissões que funcionam nesta escola. Fomos à Biblioteca, à papelaria, ao laboratório ( e aí houve magia....vimos materiais a modarem de cor e o local onde os alunos experimentam os materiais de construção) e por fim fomos à cozinha e ao bar. No bar refrescámo-nos com um suminho de laranja e a mãe do Ricardo deu-nos um miminho.
 


 


 Obrigada à mãe do Ricardo pela dedicação com que nos recebeu.
Educadora Mara Madeira

 13 de Abril de 2011
Desta vez fizemos duas visitas para sabermos mais sobre as profissões. Primeiro fomos ao Talho Mota, vimos os animais nas câmaras, prontos a ser desmanchados e até pensámos que eram dinossauros ou cães, mas depois de vermos e ouvirmos com atenção as explicações do pai da Matilde D. percebemos que, tal como aprendemos na sala, as carnes comestiveis são de porco, vaca, coelho, frango,...Gostámos muito de ver o senhor a picar a carne de vaca para fazer hamburguers e as grandes facas com que cortam a carne. Antes de virmos embora ainda vimos as carnes expostas e cortadas, prontas a ser vendidas.




















Depois visitámos a Loja Unipinho, onde trabalha a mãe do Martim. Nesta loja vendem-se produtos de higene e beleza e como somos muito vaidosos, a mãe do Martim pôs perfume em todos os meninos. E antes de virmos embora ainada fomos presenteados com umas gomas docinhas.


Obrigada ao Talho Mota-e aoa Pai da Matilde D. e á Mãe do Martim, na Unipinho por nos terem recebido e ajudado a compreender a sua profissão.

Educadora Mara Madeira
5 de Abril de 2011
Hoje fizemos a nossa primeira visita no âmbito da exploração do tema das profissões. Visitámos a fábrica de confecções Davion e ficámos maravilhados com a quantidade de máquinas, o tamanho das peças de tecidos e a forma como os casacos saem do armazém para os camiões, entre outras coisas. Aqui fica o registo:





p.s. obrigada à Paula Brito por nos ter recebido e mostrado a fábrica e pelos chupa-chupas no final

Educadora Mara Madeira

 O Meio Ambiente

    Durante o mês de Março na nossa sala aprendemos muitas coisas tão importantes como divertidas.      Começámos por perceber o que é a reciclagem e como se faz, construímos um ecoponto e já somos mestres nesta arte de proteger a Natureza. 
As funções de alguns animais,
para ser prenchido consoante
as descobertas das crianças
     E para que tenhamos sempre este cuidado, foi importante percebermos as funções das plantas e dos animais e como contribuiem para o nosso bem-estar. Depois de tudo isto não quisemos deixar de dar as boas vindas à Primavera e estamos a elaborar um quadro alusivo à estação com tudo o que aprendemos.
 


21 de Março - Dia Mundial da Folresta e Dia da Árvore

Orgulhosas por serem grandes defensoras do ambiente, as crianças da nossa sala sairam da escola com este colar.
 




Carnaval
Para completar o "look"  hippie elaboramos estas máscaras em forma de flor.
PAZ e AMOR




 Bonecos de neve

      Estamos no Inverno e o frio aperta. Com algodão, garrafas de iogurte líquido, tecidos e botões, as crianças da nossa sala fizeram fofos bonecos e neve.


Na nossa sala já cheira Natal

 Somos as estrelas de Natal que iluminam a nossa porta



Das nossas mãos nasceram Pais Natais engraçados que enfeitam a nossa àrvore


Boas Festas

_________________________________________________  

Leonor Nascimento
Dia das Bruxas
(31 de Outubro)

Para comemorar o Dia das Bruxas, as crianças da nossa sala fizeram um Fantasminha Brincalhão. Utilizaram guardanapo, cartão, canetas, ráfia e o seu poder de assombração. UHUHUH.
 E os pais assustaram-se quando abriram o caderno?




A Identidade
Outrubro 2011

     Durante o mês de Outubro os pais das crianças da sala 3/4 anos foram desafiados a nos contar a história do(a) seu(sua) filho(a). As histórias surgiram em variados formatos: livro, tela, powerpoint, começando algumas pelo momento em que os pais se conheceram, outras pela gravidez e ainda algumas pelo nascimento. O conteúdo e formato foi da inteira escolha das famílas e os resultados foram muito apreciados por todos na sala. Todas as histórias tinham um aspecto em comum, transpareciam o carinho com que os pais falam de um filho, o gosto por recordar momentos tão intensos e o orgulho de pais e filhos, chegando a proporcionar uma leitura emocionante.
      Agradeço a todas as famílias a colaboração empenhada e parabéns pelas excelentes criações.

Educadora Mara Madeira

Semana da Alimentação ( de 18 a 22 de Outubro)

19 de Outubro
O peixinho com batata, ovo e legumes
transformaram-se
num amigo muito engraçado

18 de Outubro
Os legumes já cortados para a nossa
sopinha













20 de Outubro
A nossa marmelada deliciosa

21 de Outubro
As maçãs assadas ainda estavam mornas
uma sobremesa muito saudável











    
 
  Dia 16 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Alimentação, tema que consideramos de grande importância no desenvolvimento de qualquer criança.
  Nesse sentido, as salas de pré- escolar vão dinamizar a Semana da alimentação, de 18 a 21 deste mês, confeccionando algumas das suas refeições:
                        18 – Dia da Sopa
                        19 – Dia do prato principal
                        20 – Dia do docinho para o pão
                        21 – Dia da sobremesa
 Bom Apetite
Projecto Curricular de Sala - A Arte de Imaginar

      A riqueza expressiva das crianças é um facto e está intimamente ligado com a sua capacidade imaginativa. Contudo, o desenvolvimento da imaginação depende do meio que a rodeia e das possibilidades que tem ao seu dispor para experimentar, conhecer e explorar os elementos ao seu redor.
      Na vida quotidiana  e na criatividade, a imaginação é elemento-chave. Para a vida futura, o desenvolvimento da imaginação na infância é fundamental, quer para enfrentar os problemas do dia-a-dia, resolver conflitos, superar situações difíceis ou dolorosas, quer para criar novas situações, elaborar novas formas de trabalho, organizar a vida familiar...
    A imaginação assume um papel importante no domínio das artes, tal como no desenvolvimento da ciência e cultura.
   Neste sentido, a Educação Pré-Escolar deve procurar desenvolver actividades curriculares que favoreçam a imaginação da criança, incluindo a prática de actividades criativas, nomeadamente ao nível das artes.

Educadora  Mara Madeira



3 comentários:

  1. a marmelada esta mto boa, já provei...
    o resto dos pratos estão exactamente como a Léo descreveu...uma Feliz iniciativa...Parabéns...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Mara. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo reconhecimento e pelos comentários.

    ResponderEliminar