Sala 2-3 anos

Ano-letivo 2011-2012

Festa da Familia

Dia 15 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Familia e desta forma, o corpo docente da FAAD organizou pelo segundo ano consecutivo um convivio entre familias que se realizou no dia 13 de Maio.
 Aproveitamos a data também para apresentar as várias atividades extra curriculares que a FAAD tem ao dispor dos seus utentes.
No que respeita a sala de 2 e 3 anos, as crianças deste grupo apresentaram a Expressão Musical que está a cargo da Professora Lisa Espingarda.

E que bem que se portaram os nossos meninos!










Visita ao Museu do Pão


No passado dia 11 de Maio, as crianças da sala 2 e 3 anos foram visitar o Museu do Pão , em Seia.
Esta atividade teve como objetivo, dar a conhecer a profissão de padeiro e o ciclo do pão.
As crianças tiveram ainda a oportunidade de amassar a massa do pão  e realizar uma lembrança que trouxeram para casa.
Ficam aqui algumas fotos da visita a este museu que é digno de ser visitado!












Lembrança realizada pelas crianças





Dia do Pai

Este ano a prenda que realizamos para o Pai foi um porta gravatas.Utilizámos jornal para  decorar um dos lados e no outro lado as crianças da sala 2 e 3 anos pintaram com tintas utilizando os seus dedinhos. Para embrulhar utilizamos sacos de farinha que redimensionámos e colorimos com as mãozitas dos respetivos filhos.

O resultado é o seguinte:





Convidámos os Pais a vir buscar os seus filhotes...e eles vieram!

Obrigada por mais uma vez colaborarem com as nossas atividades









Os animais

Iniciamos a exploração do tema " os animais". Primeiramente estamos a abordar os animais domésticos.
Elaborámos em grupo um painel,onde gradualmente iremos colar os animais domésticos.
Já falámos sobre o cão, o coelho e o gato como mostram as fotografias em baixo.




















Carnaval 2012



O Grupo da Sala de 2 e 3 anos disfarçados de bonecas e Soldadinhos de Chumbo



Visita à Biblioteca  - 15/02/2012

      Hoje voltámos a fazer uma visita à Biblioteca Municipal para ouvirmos uma história. A história que ouvimos falava de príncipes, princesas, reis e rainhas e também falava de um sapo.
     O sapo ajudou a princesa a encontrar a sua bola de cristal e em troca pediu a amizade da princesa. Esta prometeu...mas rapidamente se esqueceu da promessa que fizera.
     O sapo foi ao Castelo para falar com a princesa e esta não lhe queria abrir a porta...mas o Rei ordenou que a Princesa abrisse a porta ao seu amigo e que cumprisse o que tinha prometido. Um dia o Sapo pediu que a princesa lhe desse um beijo, ela não queria, mas como tinha de cumprir a promessa acabou por beijá-lo e assim o sapo transformou-se num belo principe desfazendo o feitiço que uma bruxa lhe tinha feito.
     A partir desse dia a princesa e o principe foram muito amigos .
    
                                 Vitória, vitória acabou-se a História.
   
    Os meninos da Sala 2 e 3 anos gostaram muita da história e portaram-se muito bem  e por isso receberam uma coroa de principe e princesa!




















Meios de Transportes


Realizámos um painel sobre os transportes. Primeiro pintámos  o céu, a estrada, os carris e o mar, depois colámos os transportes nos respetivos locais.



Dominio da matemática


    Com o intuito de preparar as crianças para a próxima etapa de Educação pré-escolar, começámos a abordar algumas noções matemáticas na Sala 2 e 3 anos.
   Depois das cores que aprendemos em Novembro foi a vez das Figuras Geométricas.

   Através de canções e atividades plásticas aprendemos as 4 figuras principais : Triângulo, Quadrado, Circulo e Retângulo.

















 A Equipa da Sala 2 e 3 anos deseja a todas as crianças e suas familias um Feliz Natal cheio de alegrias e muitos docinhos!

Presépio elaborado pelas familias das crianças da Sala 2 e 3 anos. Mito obrigada pela vossa participação!

14 de Dezembro de 2011 - Fomos aos correios levar a carta para o Pai Natal

     Com o Natal quase a chegar,  fomos aos correios levar a carta para o Pai Natal ...esperemos que ainda chegue a tempo.
     Embora estivesse um bocadito de frio ainda tivemos tempo de ir ao Jardim Municipal ver o Presépio onde estava o menino Jesus... na nossa sala tambem temos um presépio muito giro, foi elaborado com materiais de desperdicio e com a ajuda das familias de todas as crianças.
Brevemente mostraremos o nosso presépio...por agora, ficam aqui algumas fotos da nossa visita aos Correios.









Expressão Motora - Todas as terças-feiras


Se é certo que nas primeiras idades o desenvolvimento se processa a partir de uma estimulação casual, explicado como parte de um processo maturacional que resulta da imitação, tentativa e erro e liberdade de movimento, é também verdade que as crianças, quando expostas a uma estimulação organizada, em que as circunstâncias sejam apropriadamente encorajadoras, as suas capacidades e habilidades motoras tendem a desenvolver-se para além do que é normalmente esperado (Neto, 1987; Lopes, 1997).
     No âmbito da motricidade infantil os anos críticos para a aprendizagem das habilidades motoras situam-se entre os 2 e os 9/10 anos de idade. 
     Considerando as características do crescimento e desenvolvimento motor nestes níveis de escolaridade (2aos 10 anos), a literatura científica produzida até ao momento, indica-nos várias áreas do desenvolvimento humano em que a prática de actividades motoras (através dos efeitos produzidos pelo exercício físico, jogo ou habilidades motoras) têm um efeito evidente: no desenvolvimento físico ( ósseo, muscular, cárdio-vascular e controlo da obesidade); no desenvolvimento de habilidades não-locomotoras (posturais), locomotoras (transporte do corpo) e manipulativas (controlo e transporte de objectos); no desenvolvimento perceptivo-motor (imagem
corporal, direccionalidade, afinamento perceptivo e estruturação espacial e temporal); no desenvolvimento do auto- conceito (físico, académico, estima pessoal, etc.) e no desenvolvimento psico-social, estético e moral referente à melhoria do ajustamento social e da estabilidade emocional
      Considerando as áreas anteriormente referidas, é possível conceber programas que incluam uma grande diversidade de actividades motoras e desportivas direccionadas para os primeiros níveis de escolaridade, apesar das diferenças ( interesses e motivações, género, grau de desempenho motor, etc.) competências e constrangimentos sociais existentes.
      Neste sentido, todas as terças feiras as crianças da Sala de 2 e 3 anos, no periodo da manhã, realizam atividades motoras, como poderemos ver nas fotografia em baixo.

Educadora Daniela Carvalho















Hoje fizemos massa de farinha
16-11-2011

Com o objetivo de explorar a cor branca fizemos massa de farinha.
É muito fácil e muito divertido...fica aqui a receita para fazerem em casa com os vossos papás!

Receita:

3 chavenas de farinha
1/2 chavena de sal
2 colheres de chá de fermento
1 colher de sopa de oleo
1 chavena de água

Mistura-se todos os ingredientes no alguidar. A massa estará pronta quando se despegar totalmente do fundo do alguidar. Se for necessário podem juntar um pouco mais de farinha para que fique mais consistente.







Dia de S. Martinho

No dia de S. Martinho as crianças da sala de 2 e 3 anos foram à Biblioteca Municipal ouvir a história da Maria Castanha.
Maria castanha era  uma menina especial que tinha a pele castanhinha e que não encontrava amigos para brincar, até que encontrou um jardim com meninos e eles ficaram seus amigos. Numa das suas brincadeiras, os meninos, foram contra o Sr. Vendedor de castanhas e atiraram as csatanhas para o chão, mas rapidamente pediram desculpa e apanharam as castanhas. O sr. Vendedor ensinou as crianças a fazer cartuchos para as castanhas e ficaram todos amiguinhos.
Vitória Vitória acabou-se a história...












No dia 31 de Outubro festejámos o "Dia das Bruxas" e os meninos da Sala dos 2 e 3 anos vestiram-se a rigor.
Com roupa preta e chapéu cantamos todos a musica da Bruxinha


" Pela estrada fora eu vou bem sozinha,
vou fazer maldades sou uma bruxinha
gosto de morcegos e de aranhas
mas são os fantasmas que me acomopanham.

                    Logo à noitinha vou na vassoura
                   vou espalhar feitiços para assustar pessoas
                                                                          Logo à noitinha vou na vassoura
                                                                          vou espalhar feitiços para assustar  pessoas"
                                                          
                                                                                         (cantado com a melodia do Capuchinho Vermelho)



 






 


     

As crianças vão aprendendo espontaneamente noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. O papel da matemática na estruturação do pensamento, as suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras, determina a atenção que lhe deve ser dada na educação pré-escolar, cujo quotidiano oferece múltiplas possibilidades de aprendizagens matemáticas.”

               Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, Ministério da Educação, Setembro 2007









Atividades de Outono

 Utilizando várias técnicas de Expressão Plástica as crianças da sala de 2 e 3 anos têm realizado várias atividades relacionadas com a época do Ano em que nós encontramos.
Ao longo das ultimas semanas apanhamos folhinhas de outono, visitamos uma vinha e provámos vários frutos do outono.


Vicente
Maria Inês

Dinis



Projeto Pedagógico

"Vamos Aprender a Partilhar"



Um projecto de sala é fundamental para o desenrolar de um ano lectivo bem como para o desenvolvimento equilibrado e harmonioso das crianças.

Para a elaboração deste Projecto Pedagógico de sala foi tido em conta o nível etário das crianças, nível de desenvolvimento, as necessidades e interesses do grupo da Sala dos 2/3 anos, bem como o envolvimento e participação de todos os intervenientes no processo de aprendizagem e a colaboração das famílias.

Sendo assim, o Projecto a desenvolver no Ano Lectivo 2011/2012, tem como tema “Vamos aprender a partilhar”.

 O tema do projecto não deriva de nenhum problema, mas sim da preocupação de dar ao grupo de crianças um vasto leque de experiências, que lhes possibilitam um crescimento saudável, harmonioso e equilibrado. Deste modo, é nosso objectivo criar situações lúdicas e adequar estratégias que favoreçam o seu desenvolvimento e aprendizagem num ambiente de segurança e afectividade.

Educadora Daniela Carvalho

_____________________________

Ano- letivo 2010- 2011





A sensibilização à leitura

Na opinião de Inês Sim-Sim (2001) as bases para o sucesso escolar remontam a um tempo muito anterior ao 1º ano de escolaridade, sendo a família e o jardim de infância/creche os ambientes privilegiados para o desenvolvimento dessas bases. A aprendizagem da leitura está relacionada com o acesso a livros e a outro tipo de material escrito:
  • revistas
  • legendas
  • panfletos publicitários
  • registos informáticos


"É através da experiência com este material, quer directamente através do manuseamento quer indirectamente pela leitura de outrém, que a criança "descobre "os princípios que regem a escrita. Segundo esta investigadora todas estas actividades " iniciam a criança numa espécie de namoro com a linguagem escrita que estimula o desejo de conhecer mais sobre essa mesma realidade e de com ela se envolver " (2001).


“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça” (DINORAH, 1996).







Segundo Rosana Becker apud Maricato (2005 p. 22) para trabalhar literatura com as crianças é necessário possibilitar -lhes o contato com os dois materiais: aquele que é para ser lido (livros, revistas, jornais, entre outros) e, aquele que é para ser rabiscado (folhas, caderno de desenho, quadros).


Segundo Magda Soares apud Maricato (2005, p. 18), a restricção  do acesso ao livro acaba por fazer com que as crianças vejam o livro como algo chato, uma vez que não pode ser tocado.





___________________________________________________


      06 de Janeiro de 2011
         Dia de Reis

No dia 25 festeja-se o nascimento de Jesus.
Os Três Reis Magos sentiam-se perdidos pois não sabiam onde tinha nascido o menino. Foi, então, que apareceu no céu uma linda estrela muito brilhante.Os Reis seguiram a estrela.
Os Reis Magos entregaram as prendas ao menino jesus. Belchior entregou mira porque Jesus era Homem, Baltazar entregou ouro porque Jesus era Rei e, por último, Gaspar ofereceu incenso porque Jesus era Deus.




Homenagem a RUDOLFO, a rena do Pai Natal.

( Muito se fala em Pai Natal , em duendes,e.t.c, mas todos se esqueçem de quem tem a enorme tarefa de transportar o pesado trenó do velhinho de barabas brancas . Pois é... Ele mesmo , o lider das renas, O RUDOLFO. Se não fosse esta simpática rena de nariz vermelho e luminoso, com certeza que o Pai Natal não encontrava metade das moradas que tem na sua  enorme lista.
A sala dos 2-3 anos decidiu fazer uma homenagem ao Rudolfo. Entre canções, histórias e dramatizações, muitas foram as actividades que encantaram os mais pequenos.
Para partilhar convosco, fica uma foto dos mobiles construidos com pratos de papel e uma imagem pintada com lápis de cor.




 
 
Os cogumelos do Outono
                                    
1ºForam cortados, em cartolina vermelha, circulos (formas geométricas + diferenciação de cores).2ºPartiram-se pequenos pedaços de esferóvite (motricidade fina + destreza manual).3º Distribuiu-se, com o pincel, pequenas quabtidades de cola e colaram-se os pedaços de esferóvite (motricidade fina + coordenação óculo-manual). 4ºSobrepuseram-se dois copos. O maior em cima do menor (diferenciação de tamanhos). 5º Colou-se o circulo no copo maior e o resultado final foi UM COGUMELO



      SURPRESA :)))
Durante a sesta , alguém entrou na nossa sala e dentro dos cogumelos deixou uma pequena surpresa para as crianças.
O cogumelo no final do dia foi para casa.







..................................................................................................................................
 AS CRIANÇAS, A MATEMÁTICA E AS CASTANHAS (ou não estivessemos nós em pleno S. Martinho)
tema: conceitos matemáticos( formas geométricas + diferenciação de tamanhos + Associação de tamanho a quantidade/número)

Tema: conceitos matemáticos( objectos em linha + noção de número e quantidade )

Tema. conceitos matemáticos ( formas geométricas + diferenciação de tamanhos + Associação de tamanho a quantidade/número)

Tema. conceitos matemáticos ( formas geométricas + diferenciação de tamanhos + Associação de tamanho a quantidade/número) 


Lenga - lenga do rato e da castanha

Quem passou por AQLÍ?
Foi um valente Javali.
Quem passou por ACOLÁ?
Foi um urso do Canadá.
E agora, quem anda aí?
Sou o ratinho RI RI, a roer uma castanha mas a mim ninguém me apanha.( Depois da lenga - lenga a criança que representa o ratinho começa a fugir e todos os outros tentam apanhá-la.



_________________________________________________________________________________
A importância dos limites e das regras

 
Apesar de impor limites às crianças ser uma tarefa por vezes desgastante e cansativa, já que exige repetição e paciência, ela é fundamental para promover a capacidade de auto-controlo da criança, na medida em que a ajuda a estabelecer os seus próprios limites.



Na sala e sob a forma de desenho temos as nossas regras que são respeitadas por todos, adultos inclusivé.
           

              As regras no contexto familiar

      Para que todo este processo seja simplificado, é fundamental que as regras sejam claras e      consistentes e que se adaptam às capacidades e necessidades de cada criança. É também importante que ambos os pais estejam de acordo com as regras estabelecidas e que façam avaliações e revisões regulares dessas mesmas regras, uma vez que, à medida que a criança cresce, será necessário ajustar algumas delas.




________________________________________________________





                           




O HALLOWEEN NA NOSSA SALA

A sala dos 2-3 anos festejou o dia das bruxas/Halloween de uma forma bastante original. Iniciámos a semana com a  presença de algumas abóboras na sala, eram de diferentes tamanhos (a maior , a média e a menor) e diferentes cores. Depois foi confeccionada uma deliciosa compota de abóbora e assim pudemos realizar uma FEIRINHA DE HALLOWEEN. O espaço, esse era assustador, além dos morcegos que estavam pendurados no tecto e que foram feitos a partir de rolos de papel higiénico, também tivemos a presença da aboborinha "Genoveva" (batizada pelas crianças) que durante todo o dia se manteve acesa para dar um ar de mistério.
Aqui ficam algumas fotos para os mais curiosos.





Os nossos porta lápis (As cores)

(cada criança memorizou o seu porta-lápis pela cor do chapéu do palhaço. Passado algum tempo , não só conheciam o seu como o dos colegas e assim todas as crianças aprenderam , de uma forma divertida e espontanea, as cores.)




No Mundo do FAZ DE CONTA

Cada criança memorizou o seu porta-lápis através da cor do chapéu do palhaço. Passados alguns dias, não só conheciam o seu copo, como também sabiam a quem pertenciam as outras cores.Desta forma e usando uma estratégia lúdica,todas as crianças aprenderam as cores de um modo divertido e espontaneo. 

 “…os seres humanos desempenham papéis desde o nascimento e durante toda a vida, não podendo o jogo de papéis ser reduzido à brincadeira ou ao faz de conta. Todavia o estudo dessas brincadeiras infantis constitui um recusrso importante para compreender (…) a função das interacções criança-criança no desenvolvimento infantil.”
                                                                       M. Clotilde Rosseti-Ferreira


A sala de 2-3 anos, fazendo a interligação entre o projecto curricular de instituição e as caracteristicas do grupo (respeitando a individualidade de cada criança), procura  proporcionar uma panóplia de cenários convidativos à exploração activa  e imaginativa. Tendo em atenção que  estas crianças se encontram no estádio pré–operatório (segundo Piaget) e possuem já um crescimento que se  vai  ajustando à realidade circundante,  superando, de modo cada vez mais eficaz, as múltiplas situações com que se confrontam, tais como o Desfralde e consequente ida à casa de banho, vestir e depir, calçar e descalçar, comer  sózinho, e.t.c.  O grupo, com esta crescente autonomia, está agora pronto para entrar No Mundo do FAZ DE CONTA.
                                                                                                        
                                                                                                      Lina Fernandes



3 comentários:

  1. Olá,

    Em primeiro lugar queria felicitar pelo bom trabalho que tem feito, o blog está muito bom e é muito interessante poder ver,saber e acompanhar quais as actividades que o nosso filho tem na escolinha dele, isso tambem ajuda a que nós em casa, como pais, a continuar com o vosso trabalho estimulando-os e educando-os da mesma forma e falar sobre os mesmos temas.

    Um muito obrigada!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a folha de Outono do Vicente. Parabéns pelas fatiotas de halloween, O Vicente fez questão de assustar a família toda...bom trabalho

    ResponderEliminar
  3. O Vicente adorou a visita ao museu do pão. Obrigado
    Parabéns pela participação na festa da família. beijinho

    ResponderEliminar