Sala 1-2 anos




ANO LETIVO 2011/12

Olá a todos sejam bem vindos á sala de creche II - 1-2 anos - da F.A.A.D.
Iniciámos com um grupo de crianças que ao longo dos primeiros meses tem vindo a sofrer algumas alterações.  Agora que já está tudo organizado, é altura de darmos a conhecer aos pais e comunidade geral parte do trabalho que vamos desenvolvendo.
Este ano, em função do projeto curricular da instituição " Ser Social", assim como a faixa etária com que estou a trabalhar, intitulei o projeto pedagógico de sala " Juntos vamos  construir um mundo de amizade". Sendo "de pequenino que se torce o pepino" procuro com esta temática sensibilizar e encorajar as crianças para o sentimento de partilha e amizade por oposição ao egocentrismo caracteristico nesta idade. Como referem as Orientações Curriculares: "É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros, que a criança vai interiormente construindo referências que lhe permitem compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros". Para nos acompanhar nas atividades, temos connosco Winnie The Pooh e os seus amigos, figuras   muito queridas para miudos e graudos.

PRIMAVERA

Ao contrário do que parece, a primavera Chegou! Mas a chuva também é necessária ao nosso planeta, e na sala de 1-2 anos já mudámos a decoração. Como já vem sendo habitual precisámos de uma ajudinha das famílias. Convidámo-las a participar na organização do espaço...e... o resultado foi uma vez mais fantástico.  A partir de materiais de desperdício, uma grande dose de boa vontade e uma super imaginação, temos vindo a receber dos pais mobiles primaveris muito bonitos. Se quiserem saber quais os materiais utilizados  para fazer qualquer um destes móbiles é só perguntar. Obrigada ás famílias pela dedicação e participação nas atividades dos filhotes.
Borboleta do David

Borboleta da Mariana

Borboleta da Nicole

Árvore do Francisco

Flor da Beatriz Martins

Móbile com motivos da primavera da Beatriz Lopes

Flor da Leonor

Borboleta do Samuel

Flor do João Duarte

Flor da Constança

Flor da Constança (2ª face)

Painel da primavera da Sara

Borboleta do João Pedro

Flores do Tomás

Joaninha do David
Em casa as famílias fazem bonitas obras, mas na creche, também as crianças realizam atividades de acordo com as suas capacidades. Através da estampagem com partes do corpo podemos criar e o resultado final é tão "rico" quanto o dos adultos, senão vejam só este painel da primavera feito com dedadas, pegadas e mãos.

INVERNO
Inserido no plano de atividades deste trimestre está o tema - inverno. Tendo em conta que esta faixa etária colabora nas atividades desenvolvidas de acordo com as suas capacidades motoras, pedimos ajuda ás famílias na construção de um mobile para decorar a nossa sala. Mais uma vez todos colaboraram da melhor maneira, com muita boa vontade. E como prometido é devido...aqui mostramos os bonitos bonecos de neve, construídos com material de desperdício, pelos pais das crianças da nossa sala. Obrigado a todos pela colaboração!


João Pedro Brito

Leonor Francisco


Lia Francisca

Beatriz Lopes


Ema Marlene
Francisco Madeira

Sara Tavares


Samuel Amaro



João Duarte Carvalho

Dinis Maria Guerra
  




Tomás Júlio


Mafalda Dinis
 
Constança Fonseca








Mariana Prata





Beatriz Martins


NATAL E ANO NOVO
Cartão  de Boas Festas dedicado ás famílias das crianças




Atividade realizada com a colaboração das famílias na época natalícia de acordo com o nosso tema de projeto: AMIZADE




OUTONO

 
Acrósticos com a palavra outono realizados pelas famílias no caderno correio.



 
 

Estampagem com mão e dedo indicador para fazer a árvore do outono

  
Letra da musica do magusto enviada no caderno para os pais cantarem em casa.

Dia da música - através do caderno-correio, os pais
partilharam connosco as musicas que habitualmente
cantarolam em casa para os seus filhotes.




 Painel na sala alusivo ao outono







Janela da sala decorada com estampagens das mãos das crianças (folhas de outono)

Símbolos

Tendo em conta a idade das crianças, foi atribuido no início do ano um símbolo a cada uma, com o objetivo de o associarem ao(á) seu (sua) nome/atividade. O tema - as frutas - deve-se ao facto de ser algo que eles gostam, que faz parte da sua rotina diária nas refeições e porque já há a tentativa de verbalizar os seus nomes, além das cores atrativas.
Escolhi assim 16 frutos que foram descobertos individualmente pelos pais através de adivinhas.  Posteriormente, no dia da alimentação foi pedido ás famílias que nos enviassem uma receita onde estivesse presente o fruto do seu educando.  Surgiram receitas tão deliciosas que achei que deveria partilhá-las com todos, pais e comunidade em geral. Nesse sentido está a ser organizado um pequeno livro de receitas.






Aniversários das crianças

 
Porta da sala com decoração alusiva ao projeto






















_____________________________________________________

Ano - letivo 2010/2011






Santos Populares

Em junho há santos populares                         A mãe fez as quadras e rimas
Santo António, S. Pedro e S. João                 O pai leu e concordou
Por isso o Vicente fez este manjerico              O Vicente não sabe bem o que se passa
Na escolinha da Fundação!                              Mas quando crescer vai achar graça!

Na noite de S. João                                        Lá vai a Fundação
A Fundação entra em festa                             a marchar pelo S. João
O Francisco nunca perde                                Com arcos vistosos
Uma noite como esta!                                     E o manjerico na mão!

Junho é mês de Santos Populares                    Cheira a rosmaninho
sardinhas e muita animação                              Cheira a reinação
como é bom ver o Francisco                            É a festa popular
A marchar pela Fundação!                               do infantário da Fundação!

O Ricardo brincalhão
Em junho canta uma canção
Com o manjerico na mão
Para alegrar a Fundação




Os animais são nossos amigos



Inserido no projecto pedagógico da sala, durante o mês de abril  estava previsto o contacto direto das crianças com alguns animais domésticos. Esta temática foi de tal modo  do agrado das crianças, que se tem vindo a prolongar inclusivé nos meses de maio e junho. O pato foi o primeiro a visitar-nos e a partir daí vários animais "solicitaram" a sua presença junto destas crianças tão hospitaleiras! Assim, logo depois, a Tartaruga "Chiquinha" veio passar um belo dia de Primavera connosco, com direito a brincadeiras no exterior e tudo. Em seguida o coelho de pêlo branquinho e olhos vermelhos ( tal e qual a música que nós cantarolamos) e por ultimo a catatua, muito amistosa que adorava colocar-se nos bracitos dos meninos.

Pato

Coelho de olhos vermelhos e pêlo branquinho

Catatua simpática
Tartarura "Chiquinha"


Dia da Família

Com o objetivo de envolver as famílias das crianças nas atividades temáticas em desenvolvimento na sala de 1/2 ano, preparámos uma surpresa aos pais. Enviámos para casa tintas, pincéis e folhas de papel cavalinho e em família todos estamparam a sua mão ( pais e irmãos ). Depois na escolinha explorámos  o trabalho realizado e cada criança estampou também a sua mãozita que unimos ao resto dos elementos da família. Eis o resultado final, um bonito painel com as famílias de todos os meninos. Parabéns aos pais pela participação!







Páscoa 2011


Atividades individuais realizadas na Páscoa: Pintura livre (caderno diário e estampagem das mãos para criar bonitas galinhas)


Dia do Pai e Dia da Mãe



Registo no caderno diário do dia do Pai  -  Decalque da mão da criança




Registo do Dia da Mãe com poema e imagem pintada livremente pela criança ( foto individual )







Ao longo do ano temos desenvolvido diversas atividades em parceria com as famílias. Tal como referem as Orientações Curriculares, "A colaboração dos pais, também de outros membros da comunidade o contributo dos seus saberes e competências para o trabalho educativo a desenvolver com as crianças, é um meio de alargar e enriquecer as situações de aprendizagem”.Nesse sentido, mais uma vez solicitámos a colaboração dos pais. Cada criança na sala participou na decoração de um manjerico e como manda a tradição não podia faltar a bandeirola com as quadras alusivas á época. Deste modo a expressão plástica foi tarefa dos filhos e as quadras "trabalho de casa" dos pais. Mas... houve regras a cumprir!! Estabelecemos palavras obrigatórias: nome da criança, junho e Fundação. Se houvesse concurso seria muito difícil escolher um vencedor. Na minha opinião estão fantásticas. Mais uma vez os Pais estão de PARABÈNS!!! Aqui ficam as primeiras a chegar á "redação".
No S. João e S. Pedro                    Antes de junho acabar
São noites de junho e folia               A Maria vai dançar
Vejo as pessoas da Fundação         Com o manjerico na mão
Sempre com muita alegria!              A caminho da Fundação!

Numa grande instituição                  Na noite de S. João
que é a Fundação                           Há festa na Fundação
A Maria Inês vai pular                    Se a Maria se atrasar
até junho acabar!                            junho irá terminar!
Carnaval 2011


Palhaço pintado com lápis de cor e o cabelo com decalque da mão.





Com o decalque da mãozita de cada menino fizémos estas lindas máscaras de carnaval. Que giras!
               Para ultrapassar o medo das máscaras, habitual nesta idade, brincámos na sala com máscaras alusivas a figuras mais conhecidas do grupo. Todos puderam colocar aquela que mais gostavam e os mais assustados rapidamente quiseram participar na brincadeira. Tinhamos animais, que eles identificam e imitam facilmente assim como o nosso  amigo Rafa. Agora é só tentar descobrir quem está por detrás da máscara! 






 






Inverno

O inverno é uma das temáticas a trabalhar ao longo deste período. Temos vindo a realizar diversas atividades alusivas a esta estação. Também em casa as famílias dão continuidade a este projeto. Enquanto na sala os mais pequenos pintam chapéus de chuva, em casa os mais crescidos, com cabaças, constroem bonecos de neve. É caso para dizer que "filho de peixe sabe nadar", senão vejam só estas obras de arte!



























 












Chapéus de chuva - Pintura livre com lápis de cor grossos e colagem de bolinhas de papel crepe


Mobile de Inverno na sala de 1/2 anos
Manta dos afetos

         Uma das atividades desenvolvidas ao longo do mês de Dezembro, consistiu na elaboração de um quadro  de afetos. Para a construção desta obra contámos com a colaboração das famílias na decoração de um quadradinho de tecido, alusivo a um sentimento vivido especialmente, ao longo desta quadra natalícia.
O resultado final é agora apresentado para posteriormente colocarmos na nossa salinha. Parabéns a todos pelo trabalho e dedicação nas atividades dos vossos filhotes.
        A sala de 1-2 anos deseja a todos vós um Feliz Natal e um ano 2011 repleto de Paz, Amor, e Saúde, não faltando os sentimentos que constituem esta linda Manta dos Afetos.





S. Martinho - 11 de Novembro


Apresentamos a Maria Castanhinha e o Manel Castanhinho. São uns bonecos criados com restos de cartão, tecidos e claro castanhas. Estas figuras irão com as crianças para casa no dia de S. Martinho





Dia Mundial da Musica - 01 de outubro

Para comemorar este dia, realizámos com frascos de yogurte líquido instrumentos musicais. Cada um com a inicial do nome da criança e no interior, com o objectivo de diferenciar a intensidade do som fraco e forte, colocámos arroz (meninas) e grão (meninos). Antes de levarem para casa fizémos uma sessão musical muito ritmada.




Auto - conhecimento  /   O meu corpo
Com o objectivo de desenvolver o auto-conhecimento nas crianças da sala de 1/2 anos, ao longo do mês de outubro fizemos diversas atividades relacionadas com o corpo humano. Além das canções mimadas, da aprendisagem de novos vocábulos, também reconhecemos partes do corpo através da expressão plástica. Este é o resultado final da carimbagem com tintas, das mãos, pés e rosto dos pequenos grandes artistas da sala.



Para que as crianças reconheçam as suas atividades, o cabide, entre outras situações com identificação, foi atribuído a cada criança um símbolo. Escolhemos animais, porque além das crianças gostarem, são mais fáceis de reconhecer e relacionar com a palavra. Estes símbolos acompanham todos os registos de atividades para que a criança as possa identificar quando afixadas na sala.

Outono
Com o outono caem as folhinhas, as primeiras chuvinhas, aparecem os cogumelos e constroem-se árvores lindas com a estampagem de pequenas mãozitas dos super-heróis.

Os meninos desta sala adoram uvas. Como esta estação é o tempo delas realizámos com o dedo indicador e a mão umas lindas uvas.


Interação família / creche

O papel da família na creche é primordial, nesse sentido é nosso objetivo manter com ela uma comunicação permanente, envolvendo-a nas atividades desenvolvidas na sala dos seus filhotes. Tal como refere Lilian Katz"(...) Quanto mais pequena é a criança , maior é a necessidade de estabelecer relações de parceria com as famílias". Estas são algumas das atividades desenvolvidas em casa pelas famílias e exploradas na sala com as crianças. No outono a criação de uma história " Era uma vez uma folhinha de outono" e no dia da alimentação, enviámos um pictograma que cada família através de recortes e colagens preencheu de forma deliciosa. Parabéns a todas as famílias dos meninos da sala de 1/2 anos.



Projeto Pedagógico da sala dos "super-bebés"

 22 de outubro de 2010


     
       Inserido no Projeto Curricular da Instituição " Educar com Arte" e indo de encontro ao desenvolvimento das crianças que constituem este grupo, o nosso projeto intitula-se "Ler e contar é só começar".
O livro e o conto estarão no centro de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, uma vez que tal como referem as Orientações Curriculares " o contato com a escrita tem como instrumento fundamental o livro". É através dos livros, que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética". Como de "pequenino é que se torce o pepino", é esta a fase ideal para despertar as crianças para o contato com os livros. É nosso objetivo introduzir o hábito da leitura, escutar histórias, ampliar o vocabulário, favorecer momentos de prazer em grupo, enriquecer o imaginário infantil, valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento, manipular o livro folheando as páginas e fazendo referência ás imagens, cuidar do livro, dirigir-se ao livro por meio de falas,gestos e balbucios (sorrisos, vocalizações) e expressões faciais e imitar sons com base na fala do Educador. Os pequenos "super-bebés" já começaram...agora é só ler e contar.
                                                                                                                   A Educadora
                                                                                                                   Carla Oliveira
                                                                                                


Quadro com aniversários

Com a leitura e as histórias presentes no nosso dia a dia, há uma personagem que nos é muito querida e que nos acompanha nas atividades. É a Capuchinho Vermelho. O nosso "quadro" de aniversários é decorado com esta menina já conhecida pelas crianças da sala.



3 comentários:

  1. Que manta tão bonita!Parabéns pela ideia e pelo resultado.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de todos, mas tenho um fraquinho pelo bombeiro....

    ResponderEliminar
  3. parabéns, é de trabalhos como esses que enriquece e nos orienta para começarmos novos trabalhos.

    ResponderEliminar